Turismo responsável para reduzir o impacto ambiental

Viajar permite-lhe conhecer novos lugares e novas pessoas, conhecer os costumes e hábitos ou a cultura local do lugar que escolhe para desfrutar de alguns dias de descanso.
Ao longo da história, os meios e tempos de viagem mudaram, e agora as distâncias que costumavam demorar dias podem ser percorridas em apenas algumas horas. Contudo, estas não são as únicas mudanças que estão a ocorrer, e está a tornar-se cada vez mais comum olharmos para as viagens de uma forma diferente: com um enfoque no respeito pelo ambiente.

O que é o turismo sustentável e responsável?

O turismo sustentável e responsável é uma forma de viajar e de conceber férias que respeita o ambiente e as culturas e tradições locais. É uma atitude, uma predisposição mental para conceber a viagem de uma forma diferente.

Portanto, não se trata apenas de viajar para desfrutar das paisagens, serviços e gastronomia do lugar que se visita, mas também de como utilizá-los para que os futuros viajantes os possam encontrar e apreciar da mesma forma. O conceito é: deixar este destino de férias tão limpo como o encontrou. De facto, poder-se-ia acrescentar: se não o encontrar limpo, ajude a melhorá-lo!

Dicas para um turismo responsável

Na Aldro Energía acreditamos que com pequenos gestos diários podemos ajudar a tornar o nosso ambiente mais sustentável e isto também se aplica às viagens, razão pela qual compilámos algumas dicas para um turismo responsável, para que possa contribuir para a preservação do planeta.

  1. Usar a sua própria garrafa reutilizável: usar garrafas reutilizáveis é uma boa forma de praticar turismo responsável.
  2. A bicicleta, o meio de transporte ideal: a inclusão de actividades de transporte não motorizado é importante para a redução das emissões atmosféricas. As rotas de ciclismo tornaram-se uma actividade popular em muitas viagens.
  3. Turismo gastronómico: consumir produtos locais é uma forma de turismo sustentável.
  4. Não deixar nada nas praias: remover todo o lixo das praias. O plástico é responsável por 60% a 80% da ninhada encontrada no mar.
  5. Dizer sim aos transportes públicos: a utilização de transportes públicos ajuda a reduzir as emissões CO₂.
  6. Não incomodar os animais: o respeito pela fauna e flora é uma das premissas do turismo responsável.
  7. Lembranças feitas à mão: sabia que os produtos feitos à mão são mais amigos do ambiente? Se comprar este tipo de artigos como lembranças das suas viagens, está a ajudar a economia local e a reduzir a poluição ambiental.

    E você, quando planeia uma viagem, pensa no impacto que esta terá sobre o ambiente?
Esta entrada foi publicada em Dicas e Truques com as tags , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

two × four =