Aquecedor de água: o que é, como funciona e como poupar dinheiro

Nada melhor do que um duche quente para começar o dia ou para relaxar antes de ir dormir. O conforto e o calor são essenciais para sobreviver à chuva e ao frio do Inverno. Mas quanto é que a produção de água quente afecta o custo da conta e o ambiente?

Para responder a esta pergunta precisamos de falar sobre o aquecedor eléctrico e o aquecedor a gás. Para compreender como poupar e reduzir o desperdício, precisamos primeiro de compreender como funcionam e qual escolher.

O que é o aquecedor de água e como é que funciona?

O aquecedor de água, seja eléctrico ou a gás, é na realidade um tanque que utiliza energia para aquecer água a uma determinada temperatura. Desta forma, a água quente pode ser utilizada para tomar banho, lavar pratos, etc.

A diferença no funcionamento é baseada no tipo de energia utilizada:

  • Aquecedor de água eléctrico: utiliza electricidade para aquecer a água através de uma resistência eléctrica. A corrente eléctrica passa através da resistência que, quando aquecida, aumenta a temperatura da água até atingir a temperatura definida pelo termóstato.
  • Aquecedor de água a gás: este tipo de aquecedor de água está equipado com um queimador que aquece a água utilizando gás natural. Mais uma vez, a operação é simples: o esquentador a gás está equipado com uma válvula específica que detecta a passagem de água. Ao passar, o queimador aquece a água, que depois é difundida por toda a casa aquecida.

Quanto é que um aquecedor de água consome?

Com o mesmo desempenho, o aquecedor de água a gás é o mais conveniente porque o preço do gás natural é mais baixo que o da electricidade. Escolher um esquentador eléctrico significa, portanto, ter uma conta mais alta, enquanto que o esquentador a gás, especialmente quando o consumo é baixo, irá certamente garantir poupanças.

Deve também notar-se imediatamente que, embora o aquecedor de água converta eficazmente a electricidade em calor, fá-lo utilizando muita electricidade, porque as resistências requerem muita electricidade. De acordo com o seu funcionamento, de facto, o consumo de energia do aquecedor eléctrico de água é directamente proporcional ao tempo em que a água no seu interior é aquecida. Consequentemente, o

consumo de energia estará activo até que a água atinja a temperatura definida.

Aquecimento e poupança de água: algumas dicas práticas

A partir disto podemos ver que existem muitos factores que podem reduzir o impacto ambiental e fazer-nos poupar dinheiro, bem como factores a considerar na compra de um novo. Vejamos algumas dicas que nos permitem optimizar a utilização do aquecedor de água:

  • Escolha o tamanho certo: O primeiro factor a considerar é a quantidade de água. Quanto maior for o tamanho do aquecedor de água, mais energia será necessária para aquecer a água. Para reduzir o consumo, é essencial escolher o aquecedor de água do tamanho certo para a sua família. Podemos estimar cerca de 50 litros por pessoa.  
  • Regulação do termóstato: Outra precaução importante é a regulação da água. A quantidade de energia necessária depende disso. Se durante o verão podemos regulá-la entre 50° e 60°C, na estação fria é melhor baixá-la um pouco até 40°C, a fim de reduzir o desperdício devido ao sobreaquecimento.

Manutenção: A manutenção regular é necessária para assegurar um funcionamento adequado, e na Aldro Energía podemos ajudá-lo graças aos nossos serviços de manutenção que se encarregarão de qualquer imprevisto. Por exemplo, com o plano Gas Premium, terá tudo sob controlo:

  • Assistência técnica em casa, incluindo tempo de viagem e até 3 horas de trabalho em caso de avaria ou falha da caldeira a gás ou do aquecedor de água.
  • Manutenção anual da caldeira a gás ou aquecedor de água, incluindo verificação do sistema de aquecimento do circuito de água, caldeira e radiadores, verificação dos aparelhos a gás, análise ambiental, análise de combustão e limpeza dos aparelhos.
  • Intervenções ilimitadas com uma garantia de 1 ano após as reparações necessárias terem sido efectuadas.
  • Assistência telefónica 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Descubra todos os nossos serviços de manutenção no nosso website: https://aldroportugal.pt/servicos-manutencao/

Esta entrada foi publicada em Dicas e Truques com as tags , , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

thirteen − three =